segunda-feira, 11 de maio de 2009

Marcas romanas: fotoreportagem

Braga é uma das mais antigas cidades portuguesas e uma das cidades cristãs mais velhas do mundo. Foi fundada no tempo dos romanos como Bracara Augusta e ainda hoje o nome permanece em marcas contemporâneas e que vão muito para além daquelas que foram deixadas pelos romanos. A designação é utilizada em diversas áreas, aproveitando a ligação da cidade à passagem dos romanos.
Num artigo publicado em 2003 no "Entre Aspas", o professor e arqueólogo Sande Lemos faz uma metáfora de várias Bracaras Augustas. Bracara - reserva para o futuro; Bracara - a face visível; Bracara - a face escondida; Bracara - património documental; Bracara - os materiais; Bracara - conhecimentos em construção; Bracara - informática; Bracara - a gestão e as intervenções; Bracara - a divulgação.
Foi nessa lógica que partimos ao longo do nosso projecto, à procura de marcas romanas em Braga. A tarefa foi facilitada uma vez que na maior parte das ruas elas estão presentes, apesar de algumas serem representadas apenas por um simples nome.
O slideshow seguinte mostra algumas marcas romanas existentes em Braga.

Também pode aceder a todas elas no menu Marcas Romanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Direcção Editorial deste Projecto reserva-se o direito de não publicar os comentários considerados ofensivos.