domingo, 26 de abril de 2009

Ínsula das Carvalheiras: fotoreportagem, imagens virtuais e mapa

As ruínas das Carvalheiras (também conhecidas por Ínsula das Carvalheiras ou Casa das Carvalheiras) estão classificadas como Imóvel de Interesse Público. Estão situadas bem no centro da cidade de Braga, nas imediações do quartel dos Bombeiros Voluntários e do edifício da Biblioteca Municipal Lúcio Craveiro da Silva, em terrenos que são propriedade do Município de Braga.


Ver Casa das Carvalheiras num mapa maior

A Casa das Carvalheiras foi erguida na época flávia (último quartel do séc. I). O primitivo conjunto residencial corresponde a uma casa de átrio e peristilo. Tudo indica que se tenha mantido ocupada até ao séc. V.
A identificação do local ocorreu em 1983 com a descoberta de muros pertencentes a uma habitação e duas ruas. Foi depois totalmente delimitada uma habitação romana que ocupava a totalidade de um quarteirão residencial, como se pode ver através da fotoreportagem que se segue:



Também pode ver a Ínsula das Carvalheiras numa viagem virtual disponibilizada online pela Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.




A reportagem completa sobre a Ínsula das Carvalheiras está disponível no menu “Exemplos”, ou clicando no link.

1 comentário:

  1. Boa Tarde! Antes demais permitam-me dizer que acho lovável a vossa divulgação do património Bracaraugustano, no entanto a localização da "Insula das Carvalheiras" está erradamente assinalada na fotografia de vista aérea! A insula situa a este da "rua do Matadouro". Muito obrigado pelo vosso trabalho. Cumprimentos Miguel Carneiro

    ResponderEliminar

A Direcção Editorial deste Projecto reserva-se o direito de não publicar os comentários considerados ofensivos.